domingo, 31 de agosto de 2014

30 perguntas ao mestre Hiroya Oku



1- Qual foi o ano de sua primeira obra publicada?

R= 1988.

2- Qual o título de sua primeira obra publicada?
R= Se chama HEN (Estranho).

3- Diga-nos de forma resumida o enredo e sinopse dessa história.
R= É sobre um estudante do ensino médio que adquire uma estranha doença sexual, que o transforma em uma garota.

4- O que mais desenhou nessa história?
R= Tabus como a troca de sexo. Na realidade eu combinei esse tema com cenas e desenhos com toque mais realista.

5- E qual foi à revista que publicou tal história?
R= Foi a Weekly Young Jump.





6- Qual gênero de história publicou essa história para concorrer ao Grande Prêmio de Mangá da época?
R= Concorri para o gênero Seinen para esse prêmio. Ganhei na realidade um semi-título para essa obra, mas foi mais do que suficiente para iniciar a minha carreira com uma nova serialização.

7- A partir de que época começou a pensar em realizar seu primeiro trabalho como mangaká?
R= Desde o ensino fundamental eu estive pensando em me tornar desenhista. Creio que já se passaram 14 anos desde então, não é mesmo?

8- Desde então, mais ou menos quantas histórias já criou?
R= Construí duas histórias principais no formato de manuscrito em Mangá.

9- Antes de ser criador, nessa época trabalhava em quê? Era aprendiz de mangaká ou algo assim?
R= Era um assistente de mangaká.

10- Nessa época, já estava pensando seriamente sobre virar desenhista profissional?
R= Sim.

11-Talvez, se não se tornasse um mangaká profissional, que profissão você teria seguido?

R= Não cheguei a pensar a respeito.

12- Ao realizar seus primeiros passos como mangaká, sua família o apoiou ou contrariou seu trabalho?
R= Eles me aceitaram e apoiaram.

13- Por favor, nos diga qual seu maior objetivo ao seguir essa carreira.
R= Tenho que dizer que não tenho nenhum objetivo em especial. Porém, recebi influência e inspiração de muitas obras e autores que gosto. Dentre estes estão os mestres Osamu Tezuka, Katsuhiro Otomo, Takahashi Rumiko, Ryoichi Ikegami, entre muitos outros.

14- E se inspirou em que aspectos das obras destes mangakás?
R= Em seus desenhos, criação de personagens, história, etc.

15- Para que, principalmente, usou seu prêmio em dinheiro que recebeu?
R= Em gastos na minha vida pessoal.

16- Suas previsões no momento que inventou sua primeira história, sobre sua carreira foram...
R = Não me lembro direito.

17- Quais foram às impressões dos fãs e outros quando sua obra foi pela primeira vez publicada na revista?
R= Isso foi um pouco vergonhoso.

18- Sentiu a vontade de mudar algo em sua primeira obra após ser publicada?
R= Não pensei em nenhuma mudança em especial.

19- Ao serializar sua obra, com que frequência se encontrava com seu editor?
R= Para cada obra, ele conversava comigo em mais ou menos 1 hora.

20- Basicamente, se gostava de se encontrar com seu editor, era por qual motivo?
R= Gostava de ouvir a opinião dos outros sobre minha obra, além de ver suas expressões e comentários ao ler minhas histórias.

21- Por outro lado, o que lhe magoava na época em que realizava reuniões com seus editores? 

R= Quando, por exemplo, tinha que viajar e acabava não me encontrando com eles a tempo.

22- Em que formato realizavam seus encontros e reuniões (Você e os editores)?
R= Geralmente íamos a uma cafeteria que se localiza perto do Departamento Editorial da JUMP. Lá, ele mostrava suas primeiras impressões sobre quando eu mostrava meus names (rascunho da história).

23- Se tiver algum episódio inusitado que ocorreu em alguma reunião editorial, e que ainda se lembra, por favor nos diga.
R= Lembro-me de algumas vezes que fui a uma viagem de navio e acabei tendo que levar o editor para realizar a reunião.




24- Ainda lembrando da época de sua primeira obra, nessa época havia algum rival, ou Mangaká que compartilhava momentos com você?
R= Não diria que tinha rivais, mas existiam muitos amigos mangakás que estavam publicando junto comigo na revista, e nessa época nos divertíamos muito.

25- Nessa época (início da carreira), para se tornar um mangaká exímio, existia alguma matéria ou área no desenho que necessitava de estudos e mais prática?
R= Antes de minha carreira tenho desenhado e aprendido a desenhar desde o 4º ano do ensino fundamental, desenhava figuras humanas com facilidade e naturalidade, e a partir daí comecei a treinar o desenho de Homens, Mulheres, Animais, e muitas outras formas de vida. A partir de séries, Mangás, Animes, Filmes, e outros, eu comecei a observar o mundo e aprender de forma divertida.

26- Como mangaká, existe algo que te incomoda ou te deixa mal?
R= Na verdade nada de especial.

27- Quando recebeu a pontuação de sua primeira obra, em criticas, valendo 100, qual foi sua nota?

 R= 30 pontos. 

28- Por qual razão tirou essa pontuação?
R= Meu estilo de desenho não era tão bom.

29- Como mangaká, o que pensou que fosse necessário pra publicar sua primeira obra?
R= Começar a se esforçar bastante e treinar, a fim de seguir tal carreira.

30- Diga algo para aqueles que estão almejando o sonho de ser mangaká.
R= Aprenda a balancear o que você quer desenhar com o que as outras pessoas estão te aconselhando, aprendendo a trabalhar e ao mesmo tempo ter diversão, e por favor, se esforce o suficiente para poder viver como mangaká.


Tradução: Matheus Velozo
Edição: Alvarock
Fonte: Manga-gai

Nenhum comentário:

Postar um comentário