O autor

Biografia do mangaká Hiroya Oku



Hiroya Oku nasceu 16 de setembro de 1967 em Fukuoka (Japão). Fã de mangás e quadrinhos de todos os tipos desde criança, decidiu se tornar um mangaká após a descoberta da mangá The Vampires do autor Osamu Tezuka. Ele continuou com essa ideia na escola e se matriculou em um clube de animação enviando alguns de seus trabalhos para revistas. Consequentemente, algumas editoras começaram a entrar em contato com ele. Sua carreira então começou.

Em 1988, ele venceu o 19º Youth Manga Awards sob o pseudônimo Yahiro Kuon com seu one-shot HEN que narra a transformação de um homem em uma mulher. Embora este one-shot tenha sido rapidamente esquecido por seus colegas, Oku trouxe uma revolução no mundo do design (copiada por um bom número de mangakás, especialmente aqueles que faziam mangás para adultos) ao criar um efeito especial no movimento de seios de sua personagem em uma cena de sexo.

Foi só dois anos depois, no início de 1991, ele começou oficialmente seu primeiro mangá: HEN [estranho]. Supersticioso ou apenas nostálgico, Hiroya decidiu usar o nome do one-shot que realmente lançou a sua carreira para este novo mangá que trazia um tema no mínimo incomum na época: relações homossexuais na escola. O mangá foi um sucesso no Japão e durou mais de 4 anos, compilado em 13 volumes. 

Sem perder tempo, ele continuou a trabalhar e algumas semanas mais tarde, lançou o seu novo mangá HEN [Strange Love] que é um spin-off do primeiro HEN [estranho]. Uma adaptação animada foi realizada e uma trilha sonora lançada nas lojas. Vários países estrangeiros foram atrás dos direitos desse mangá. Então, pela primeira vez, ele sente o gosto do sucesso. 

Oku havia pedido ao seu editor para deixá-lo fazer o que quisesse para o ano, e ele escolheu ficção-científica. Então, trabalhou em um novo conceito durante alguns anos: desenhos por computador. Sempre à procura de inovação, ele quis inserir em sua mangá a tecnologia CG (computação gráfica, imagens feitas por computador). Ninguém tinha tentado isso. Infelizmente, a tarefa era árdua e exigia muitos investimentos, portanto, não podia cometer erros com a seu novo mangá, Zero One. Mas o título não teve sorte e não empolgou o público, terminando abruptamente após 3 volumes. O mangaká foi então forçado a cortar sua equipe ficando com a conta bancária completamente vazia.

Mas o autor não admitiu sua derrota. Ele voltou alguns meses depois com um novo mangá que iria impulsioná-lo para o topo de sua glória: Gantz. Com uma verdadeira afronta ao mundo dos mangás, Oku venceu com um mangá de ficção-científica e o caro CG. O sucesso foi tanto que foi realizada uma adaptação em anime de 26 episódios pelo estúdio Gonzo. Depois vieram jogos, Fan-books, figurinhas, filmes, etc). A série chegou ao fim com 37 volumes deixando muitos fãs tristes e sedentos mais.


Contudo, Gantz não é sua último mangá datado. De fato, em 2006, ele decidiu embarcar em uma nova aventura: Me-Teru no Kimochi, uma história dramática entre um hikikomori (pessoa isolada em seu quarto durante anos). Talvez um golpe de marketing ou simplesmente, um sonho tornado realidade, o mangá acabou depois de três volumes, na mesma semana de NHK ni Youkoso, outro mangá que abordava o tema "isolamento".



Com o final de Gantz, Hiroya fez os desenhos de um one-shot escrito por Hideo Yamamoto (autor de Homunculus). O one-shot chamado de Yume Onna (Menina dos sonhos) foi publicado na revista Morning, da Kodansha marcando a saída de Hiroya da editora Shueisha, onde passou toda sua carreira em obras na revista Young Jump. Neste mesmo trabalho, ele anunciou sua próxima série de mangá, Inuyashiki, trazendo um senhor de idade como protagonista, porém mais uma vez com cenas de ficção-científica.





MAIS!
- No que diz respeito a sua vida privada, muito pouca informação foi tornada pública. No momento, tudo o que se sabe é que ele é casado (nome de sua esposa é Satomi), que tem um cão e uma filha chamada Nina. 
- Os fãs que já leram um dos mangás de Hiroya Oku devem ter notado que muitas de suas heroínas são "avantajadas". Ele disse que mesmo com o tempo, grandes seios ainda são sua grande paixão.
- Para levantar o dinheiro para que ela continue sua mangá, Hiroya Oku fazia pequenos gatinhos (Nyankoromochi) para doces e bolos. 
- Por ocasião de uma exposição do arquiteto francês Didier Faustino Fiúza Maison Hermès em Ginza, (Tóquio), de 26 agosto a 23 novembro de 2010, Hiroya Oku fez um desenho enorme (2,20 metros de altura e 2,99 metros de largura). Clique aqui para ver.
- Aqui fica a agenda de uma semana de trabalho de Hiroya Oku: Domingo: refletir sobre o storyboard; Segunda-feira: desenhar o storyboard  e criar fundos no computador; Terça-feira: criar fundos de computador; Quarta-feira e Quinta-feira: esboço e cores; Sexta-feira juntar personagens e cenários coloridos; Sábado: finalizar. 


Soul Calibur IV
- Maio de 2008, chega novas informações sobre a quarta edição do aguardado video-game Soul Calibur. Três personagens são adicionados nesse volume do jogo. Um desses personagens é Shura, uma jovem encantadora de seios nada discretos criada por Hiroya Oku. Pela quarta vez, a Namco (criadores de Soul Calibur) chamou dois mangakás para criar novos personagens. Os dois vencedores foram Ito Oogure (criador de de Tenjou Tenje e Air Gear) e Hiroya Oku. Ambos os artistas de mangá criou um personagem. Para o registro, Shura é um rival Ivy, o que explica a presença de Ivy (de cabelo roxo) no desenho abaixo.





Fonte: Gantz Otaku
Tradução, edição e atualização: Alvarock

Um comentário: