quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Hiroya Oku fala sobre o final de Gantz.

Resumo de uma entrevista com Hiroya Oku (onde ele fala sobre o final da serie) em Gantz No Moto – A origem


Hiroya Oku, autor de Gantz

Capítulo Final: Invincible Super Man Zambot 3

-Muito obrigado por estes 13 anos de serialização de Gantz. Este capítulo do No Moto também é o último. Eu gostaria que você falasse da serie que está relacionada com Gantz. Se trata de Zambot 3, que você disse que te impactou muito...

Oku: Claro! Há muitas cenas dedicadas a esta serie durante todo o mangá, mas é no capítulo final especialmente que eu fiz uma homenagem.


-A partir dessa época houve uma grande variedade de animes de robôs com uma reputação estabelecida, né?

Oku: Essa foi uma época onde começaram os animes de robôs gigantes com Combatter V ou Brave Raidden que seguiam o estilo de Mazinger Z ou de Getter Robo, ou seja, o estilo impulsionou o senhor Go Nagai. Havia uma espécie de compromisso obrigatório até nessas produções. Mas aquele anime que destruiu tudo foi Zambot Z. No meu coração de criança senti que o rompimento desse padrão era totalmente original.

-Me pareceu impressionante aquilo que mencionou nos outros capítulos sobre as cidades destruídas que não voltavam a seu estado normal.

Oku: Ao final dos combates de UltraMan contra os monstros, a cidade ficava destruída e apesar disso, todo mundo estava agradecido a ele. Nos animes de robôs de antes também era igual. Foi Zambot 3 que introduziu pela primeira vez esse conceito de seriedade. Se os protagonistas eram cúmplices da destruição, eram perseguidos. O herói já não recebia necessariamente o agradecimento dos outros por seus atos.

Personagens de Invincible Super Man Zambot 3
-Era particularmente real.

Oku: Em Zambot 3, os protagonistas são descendentes de extraterrestres que chegaram a Terra a muito tempo e por isso descobrem uns documentos antigos que foram entregues de geração para geração. Nesses documentos relatam a existência de uns invasores e então eles se preparam para combatê-los. Esse tipo de história me interessa muito.

-Até hoje há cenas trágicas como a da “Bomba Humana”.


Oku: Sim, sinto que já não há essa vontade de querer produzir uma história dirigida para crianças tão atrevida assim. Nunca havia visto algo antes como a bomba humana, onde um personagem com que você se apega, morre se suicidando desse jeito. Lembro-me do enorme furor que causou.

-E tudo foi tão bom assim nessa época?

Oku: Não acho. Ninguém que eu conhecia, via, mas a seguinte produção do diretor Yoshiyuki Tomino, Mobile Suit Gundam me causou outra vez toda uma euforia. Senti que era algo incompreensível, mas também incrível e eu estava no meu máximo de empolgação. Senti que a extensão da minha exaltação era algo só meu, como com Zambot 3, já que nenhum dos meus amigos sabia absolutamente nada sobre a serie. Senti que era o único que assistia. Mas ao ler as revistas de anime, me pareceu que de alguma forma era popular em Tóquio. Logo veio o filme, mas mesmo assim, meus amigos diziam: “Gudam? O que é isso? Eu nunca ouvi falar”, quando eu falava sobre a serie.

-Que tempos aqueles! (risadas)

Oku: Bom, suponho que este capitulo seja dedicado a Zambot 3. No começo da serie, o chefe inimigo pergunta ao protagonista: “Por que você luta?” e o protagonista respondia: “Porque a humanidade é importante! Porque a Terra é importante!”, e depois o chefe dizia: “Mas esses terráqueos não te agradecem!”. Isso me fez pensar com meu coração de criança: “Por que você luta?”. É por isso, ainda quando perguntam, que os sentimentos de um protagonista que luta, devem ser verdadeiramente fortes. Não se deve fazer as coisas por estar de cabeça quente. (risos).

- Onde vemos essas homenagens em GANTZ?

Oku: podemos ver na trama, como na batalha contra os invasores do espaço ou na posse e no uso da tecnologia de outra raça alienígena. Particularmente no capitulo final. Em Zambot 3, Kappel Jin cai em uma praia pilotando somente a cabeça do robô . Nessa hora, se aproximam muitas pessoas que até aquele momento, não simpatizavam com ele e começaram a agradecer-lo... Havia duas heroínas, mas a mais bonita das duas morre em um ataque suicida e a que sobrevive é a mais simples e gorda. O protagonista apoia-se em sua saia e observa essa situação, completamente surpreendido e assim termina a serie. Eu fiz algo muito parecido. Há muito tempo que decidi que o final de Gantz seria uma homenagem a essa serie que eu gostava tanto: Zambot 3. Esse foi em minha opinião, o melhor jeito de finalizar um anime.

Cena final do mangá Gantz


-Gostaria de continuar a desenhar Gantz?

Oku: Eu sinto que já fiz tudo que queria fazer com Gantz. Sinto-me com sorte por isso.

-Você concebeu a ideia de Gantz durante o colegial e terminou seu capitulo final com uma homenagem a Zambot 3 que foi uma serie que viu quando era criança, que te impactou muito... Foi realmente um projeto grandioso!

Oku: Já realizei todas as produções que queria fazer com Gantz, é por isso que na próxima vez, eu quero desenhar algo que pareça novamente “O que faria o eu de agora”.


-Novamente, eu te agradeço por todos esses anos de serialização!
Obrigado.

fonte: Xpuncion
tradução: #Alvarock

Mais informções sobre Zambot 3: http://superheroisemgeral.blogspot.com.br/2011/10/invincible-super-man-zambot-3.html

Um comentário: